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[Site memorável #01 ] Como iniciar um processo para criação de sites

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Você já passou por isso ?

Entrou em um site na web e teve uma ótima navegação ?

Já entrou em sites de compras online que você nunca mais quer voltar  por ser tão ruim ?

Já sentiu raiva na hora de deixar seu e-mail ou fechar uma compra o site apresentar erro ?

Sinto dizer que você faz parte da estatística de quase 33% das pessoas que deixam o site porque o design é muito ruim.

E ainda existe  48% que decidem abandonar o site pelo fato do design não dá a confiança que elas precisam para efetuar uma ação dentro do site.

Por tanto, Continue lendo para saber mais sobre, Como iniciar um processo para criação de sites.

  • Qual primeiro passo.
  • Como montar o design agradável .
  • Como encaixar as informações no projeto.
  • Qual tipo de layout uso para o projeto.
  • Como funciona a aprovação do cliente.

Quem ver um site assim todo estruturado pode pensar que é muito fácil começar algo, pois o processo é muito mais demorado que se imagina.

Você pode imaginar quanto é o esforço para criar um site?

Se não sabe iremos orientar como fazer isso incrível.

Primeiro passo

Quando você começa um atendimento para seu cliente você precisa saber que é necessário informações para iniciar o processo.

Logo você precisa de uma reunião, pois assim você consegue extrair o máximo de informação, para saber detalhes do do site que será desenvolvido.

Mas não basta só saber o que ele deseja, e sim você precisa ter as informações corretas  para desenvolver um bom site.

Para entender exatamente o que seu cliente deseja, você vai precisar de um Briefing, pois ele é questionário com algumas perguntas sobre o negócio do seu cliente.

Se você não iniciar com um bom briefing corre sério risco de perder o foco no projeto, e claro atrasando prazos e pulando etapas que definem exatamente o que ele deseja.

Afinal o que é um Briefing ?

É o ato de dar informações e instruções objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada, mas fique tranquilo que iremos te falar como você vai fazer isso ok ?

No primeiro contato com seu cliente você pode levar um documento impresso contendo essas perguntas, claro ele pode responder todas elas ou grande parte ali no primeiro contato, mas lembre-se você precisa dessas informações.

siga um modelo de Briefing que você pode usar para colher informações do seu cliente.

  • Qual nome do site?
  • O que você espera desse site?
  • Por que está criando um site ?
  • O que você vai oferecer para o público?
  • O que você deseja que os usuários façam nele? cadastros, compras, deixar um e-mail?
  • Seu site vai ser de vendas ? Portal ? Blog informativo ? Entrega de conteúdo de notícia?
  • Quantas páginas você imagina para seu site ?
  • Quem são  seus concorrentes ? Eles tem site ? Loja física ?
  • Quem é seu público alvo ?
  • O que você sabe sobre eles ?
  • Qual numero de visitas você espera  para seu site ?
  • Quem vai gerar o conteúdo do seu site? Você ? Alguma empresa especializada ? Terceiros ?
  • Qual será a frequência de atualização das informações em seu site?
  • Você tem um domínio ? Tem algum servidor ?
  • Qual a aparência que você imagina para seu site?
  • Existe algum padrão de cores ?
  • Quais são outros sites da web que você gosta ?

Seguindo exatamente esse briefing, você vai ter informações necessárias para seu iniciar o processo de criação.

Logo que um briefing é analisado você precisa colocar a mão na massa e começar uma intensa pesquisa em busca de uma identidade para o projeto.

Claro que esse processo vai te dar 40% da base para executar todo resto do site e assim agradar seu cliente e o público dele.

Mas lembre-se, não pule etapas, pois uma etapa pulada  vai te prejudicar muito no andamento do projeto.

Como montar o design ?

Um design bem estruturado é o principal de um site, pois a maioria das pessoas desistem de permanecer em alguns sites pelo fato do design não ser apresentável e limpo.

Logo você tem que fazer uma analise de outros sites refente o nicho do seu cliente, claro que tem alguns casos os sites são bem ruins para o nicho específico.

Mas na maioria das vezes você encontra  boas referências, se você tiver uma grande dificuldade em achar bons modelos vale a pena ir em alguns sites de outros segmentos para ter uma base.

Para você criar um bom design é necessário garimpar bastante na web e ter um pouco de noção de cores e posicionamento, ou  se tiver a opção de ter  ajuda de um bom designer por perto isso facilita.

Não caia no pecado de criar um design com cores muito berrantes que não tenha a ver com o público, logo se você cair nesse erro corre sérios riscos de ter rejeição pelo nicho e até uma reprovação do seu cliente.

Afinal, um erro pode colocar tudo a perder, então muita atenção nas cores e posicionamentos.

Claro que existem algumas ferramentas que podem te auxiliar para criar um bom layout, uma delas é o wireframe.cc, uma plataforma de criação de “rascunho” online.

Mas o que seria um wireframe ?

Você já fez algum rascunho ?

você já fez algum desenho no papel ?

Você já fez um projeto no papel ?

Então, o wireframe é uma espécie de rascunho para criação de uma estrutura, logo que você já tem algo em mente você precisa executar partes desse processo nesse rascunho.

Pois você vai fazer diversos testes de posicionamentos do site através do wireframe.

wifreframe para criacao de sites

Um modelo bem simples é esse que você ver na foto acima, claro que esse é um modelo de wireframe, não um padrão de colunas a ser seguido obrigatoriamente.

Afinal essa parte é altamente testada e muito pessoal de cada nicho, pois existe diversos modelos que atende  nicho específico.

Alguns deles usam colunas na esquerda ou na direita, outros usam box abaixo do banner, por isso faça teste e analise.

Enfim você já tem grande parte da ideia arquitetada em mãos, logo você precisa  começar o processo de criação do site em um programa de editor de imagem.

Um detalhe para um erro muito importante, que apesar de obvio muita gente ainda comete, NUNCA comece a criar logo o site direto na web, não cometa esse erro, pois o cliente pode sugerir alterações e você terá muito trabalho para criar novamente que ele pediu.

Use os editores de imagens, pois com um clique e um “delete” você cria parte da alteração que ele pediu.

Quando iniciado a produção do layout no Photoshop ou em outra plataforma de edição você precisa tomar muito cuidado para não exagerar nas informações.

Não coloque todas as informações de uma só vez na página inicial, claro que algumas informações são necessárias estarem na página inicial.

Porém outras informações serão colocadas como link em páginas internas do site ou em lugares específicos do site.

Para um design agradável basta uma boa analise e a junção de todo processo que foi falado até aqui.

Valorizar os espaços em branco também é de suma importância, pois existem web designer que cai no grande erro de preencher todos os espaço em branco.

Faça isso e você vai arruinar todo projeto deixando ele muito ruim,  então valorize também os espaços em branco do site, não tenha medo deles.

Pesquise algumas tendências de sites estrangeiros, eles costumam usar e valorizar bastante os espaços em branco do site, assim você pode analisar alguns modelos e usa-los como base em seu layout.

Como encaixar as informações no projeto?

Essa talvez seja a parte que você precise ter mais cuidado, afinal ali vai estar todas as informações do site, e informações que vão “vender” o que o público precisa.

É de muita importância saber qual a informação mais valiosa para seu cliente, pois ele descreveu todo o negócio no processo de briefing lembra?

E fique bem atento porque uma vez que você deixa de colocar a informação mais forte do site, ou seja informações que vendem, você pode perder conversão de um usuário.

Mas o que seria essa informação forte?

Todo site tem um objetivo correto ? Seja colher e-mail, efetuar compra, preencher algum cadastro etc.

No briefing você fez uma pergunta: O que você deseja que os usuários façam nele? Cadastros, Compras, deixar um e-mail?

Se baseando nessa pergunta você vai direcionar o usuário para um desses processos, mas cuidado para não poluir totalmente o site a todo momento com pop-up, videos, banner gigantes que incomode o usuário.

Pois a ação do usuário tem que ser algo bem natural, claro uma junção de design e informações colocada de forma correta ele vai realizar a ação de forma bem intuitiva.

Uma dica: Para sites de compra use a escassez de produtos, assim a ação de comprar gera uma antecipação no usuário.

Logo ele vai ver que o produto é limitado ou está acabando, se ele não comprar agora ele pode perder aquela oferta.

Para você encaixar as informações corretas na hora certa é preciso analisar alguns sites do nicho, claro que não é para ser uma copia.

Exemplo.

Se um site de um curso de inglês é o foco do projeto, logo eu procuro alguns sites de inglês bem conhecido como Wizard, CCAA etc.

E por fim eu preciso ver a palavra-chave com ênfase que em nosso caso é o curso de inglês, e ai eu tenho que definir a palavra-chave em foco, logo eu começo a colocar as informações em lugares certos com as palavra-chave certa.

Falamos em um post sobre 7 maneiras que atrai mais visita para seu site  vale apena conferir logo que você terminar esse artigo, pois nele tratamos um assunto de palavra-chave.

Agora que você já esta com seu guia do processo para criação de site quase todo pronto, você precisa partir para o próximo nível.

Qual tipo de layout  usar para o projeto

Não existe uma receita mágica para construir um layout especifico, mas é preciso analisar qual é a intenção do site, seja ele apresentação institucional, portal de notícia ou comercio eletrônico.

Claro que você já vai tem as informação no briefing que foi realizado com seu cliente, afinal você já esta familiarizado um pouco com nicho dele por conta das analises e pesquisas feitas.

Um livro que pode ajudar você nessa etapa de entender como funciona esse processo de layout,  é do grande Steve Krug Não me faça pensar.

nao me faça pensar livro

Esse livro trata assuntos de como o usuário se comporta em alguns sites, e como pode ser colocada as informações como isca para capturar a ação do usuário.

Tipo de layout

Um tipo muito comum de site é o famoso layout a prova de tudo, sim ele é a prova de tudo, pois ele é fácil, simples e atende muito bem a qualquer tipo de nicho.

veja 3 exemplos incríveis de layout garantido de aceitação pelo público.

Modelo 01

layout facil simpls e incriveis em grids

  • Esse modelos de site é o básico com três colunas, logo você pode ver que as imagens e as fontes foram cruciais, e uma transparência  foi adicionada sobre uma chamada de destaque Conquistando Resultados.
  • Agora veja essas 3 caixas de informações chamando o usuário para uma ação, pois ali deve conter palavras altamente persuasivas que faça instigar o  usuário a clicar.
MODELO 02

processo de criação de sites

  • Perceba que o segundo modelo é um pouco diferente do primeiro modelo, claro, os dois usam os 3 box, mas o segundo modelo é uma espécie de informação.
  • Um detalhe muito importante nesses box é a forma que pode ser colocado, pois foi posto os 3 melhores serviços da empresa.
  • No caso deles foram os 3 serviços que mais tem importância, o famoso “carro chefe” da empresa.
  • E repare também que a chamada para a ação esta em Agende uma vistoria , logo o usuário entra e já agenda sua vistoria com a empresa.
  • Uma frase de Bem-Vindo seguida de alguns textos, foi adicionada no site, pois elas podem conter textos que mostre para o usuário o porque ele precisa daquela empresa.

Uma dica nessas frases : Dê ênfase as partes que sua empresa vai resolver o problema dele, toque na dor dele, pois se ele procura algo certamente é para resolver um problema.

MODELO 03

processo de criação de um site modelos de layout

  • Nesse último modelo o idealizador do layout foi mais além, pois perceba que ele fez duas chamadas para ação, uma colocada no banner e outra colocada quase no rodapé do site.
  • Mais uma vez os 3 box posicionado no centro do layout fazem o complemento de informações com os 3 melhores serviços da empresa.
  • Logo abaixo existem mais 3 colunas que compõem mais informações dos serviços da empresa, e elas estão seguida dos números 1, 2, 3.
  • Use sempre essa regras de 3, pois usuários tende a gravar e escanear facilmente informações assim.
  • Foi usado também uma grande elaboração de imagens com alguns efeitos em 3D, claro que sem exagero elas podem ser uma ferramenta visual muito poderosa.

Como funciona a aprovação do cliente ?

Nessa etapa final você precisa reunir todo processo em um layout no photoshop ou em outra plataforma, logo você pode enviar para seu cliente por e-mail ou apresentar em uma segunda reunião.

Nesse processo de aprovação você precisara ser um pouco paciente, e mais ainda ter um posicionamento para explicar o porque da escolha de cada item e informação colocada no layout.

Veja alguns exemplos para entrega da proposta de aprovação.

Se seu layout for entregue por e-mail faça um documento bem detalhado explicando de forma clara o processo do layout.

Se possível crie pontos separados com comentários explicando o que vai acontecer quando o usuário clicar.

Especifique cada informação e o porque de uma chamada para ação, afinal seu cliente especificou isso no briefing que você idealizou, então diga a ele que “ali” está a ação.

Fale para ele o porque de cada grid  colocado no site dele, pois não pode ser um “preenchimento” de espaço, mas sim informações muito relevante sobre o negócio dele.

Envie duas versões para ele, uma com a imagem fechada em alta resolução e outra em um pdf contendo as informações falada acima.

Conclusão

Criar um site pode parecer uma tarefa bem fácil, mas não é não. Mesmo que você se acostume com esse processo vai sempre encontrar desafios em cada site.

Então se você não conhecia essa forma de trabalhar, comece a praticar.

Caso seja um iniciante crie um projeto fictício e siga os modelos falado no artigo.

Não deixe nenhum ponto passar despercebido por você, pois isso pode custar caro e as vezes custar a perda do cliente ou a insatisfação dele.

Espero que você tenha gostado desse inicio de série sobre COMO CONSTRUIR SITES MEMORÁVEIS.

 


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